Viagem pelo mundo: Destino Costa Rica

Apostamos que você preferiria voltar para casa com menos arrependimentos de viagem do que boas lembranças, e se isso for verdade, você vai querer investir uma quantidade considerável de tempo e energia na construção de um plano de viagem eficiente para a Costa Rica antes de viajar

Nossa recomendação é praticamente o oposto do que outros “recursos” da Costa Rica lhe dirão, e o que os agentes de viagens que vendem qualquer país do mundo lhe dirão, então é natural ficar confuso. 

Porque é fácil para empresas de turismo, agentes de viagens, operadores turísticos e outros agentes de reservas com os quais você faz reservas para ajudá-lo a escolher cidades ou vilas primeiro, reservar hotéis (e serviços de transporte de e para esses hotéis) depois e lidar com passeios e atividades mais tarde, hordas de viajantes são canalizadas por esse processo. 

Chamamos esse processo de “abordagem de cima para baixo para o planejamento de viagens da Costa Rica” e, embora seja popular, nem sempre oferece viagens com economia de tempo e custo. Para tirar o máximo proveito de suas férias, é melhor você tomar, acreditamos (e passamos quase 15 anos defendendo), uma abordagem alternativa e melhor que chamamos “abordagem de baixo para cima no planejamento de viagens à Costa Rica”.

Após decidir qual país visitar (por exemplo, Costa Rica), essa abordagem específica sugere que você planeje sua viagem na seguinte ordem:

  1. Selecione os destinos no país que você gostaria de visitar (ou seja, San Jose, La Fortuna, Monteverde e Manuel Antonio).
  1. Selecione as acomodações em que gostaria de ficar (ou seja, Hotel Presidente em San Jose, o Tabacon Resort perto de La Fortuna, o Monteverde Villa Lodge em Monteverde e o Hotel San Bada em Manuel Antonio).
  1. Selecione os serviços de transporte que você gostaria de usar para viajar entre destinos (ou seja, serviços de transporte privado entre San Jose e La Fortuna, e La Fortuna e Monteverde, e um serviço de transporte compartilhado entre Monteverde e Manuel Antonio).
  1. Selecione os passeios e atividades que você gostaria de participar enquanto explora cada destino (ou seja, um passeio de rafting no rio Pacuare enquanto estiver em La Fortuna, um passeio a cavalo enquanto estiver em Monteverde e um passeio pelo Parque Nacional Manuel Antonio Park enquanto estiver em Manuel Antonio).

Aqui está uma lista dos principais arrependimentos de viagem da Costa Rica que queremos ajudá-lo a evitar:

  1. Eu gostaria de ter mais tempo para conhecer a Costa Rica. / Eu gostaria de ter construído um itinerário Costa Rica mais eficiente em termos de tempo, que fornecesse mais tempo para participar de passeios e atividades.
  1. Eu gostaria de não ter perdido tanto tempo viajando entre destinos. / Eu gostaria de ter construído um itinerário Costa Rica mais eficiente em termos de tempo, que aproveitasse melhor o tempo de viagem entre os destinos.
  1. Eu gostaria de ter economizado mais dinheiro na minha viagem à Costa Rica. / Eu gostaria de ter feito melhor uso dos passeios com transporte incluso de cidade a cidade e outros serviços de transporte complementares que eliminariam o custo de alguns serviços de transporte.

O maior problema com a abordagem de cima para baixo no planejamento de viagens à Costa Rica é que ela o vincula a áreas específicas da Costa Rica antes de determinar se vale a pena visitar essas áreas. Ao selecionar destinos e acomodações antecipadamente, você restringe significativamente sua seleção de passeios e atividades para apenas aquelas experiências que são acessíveis a partir de suas cidades/vilas e hotéis escolhidos.

Se você for como a maioria dos viajantes, terá um determinado número de dias/noites em cada destino e, em seguida, plug-in passeios e atividades mais tarde. Mas se, após determinar quais passeios e atividades em cada destino mais lhe interessam, você descobrir que se dedicou muito ou pouco tempo em um só lugar? Se você já se comprometeu com reservas de serviços de acomodação e transporte, sem mencionar todo um plano de itinerário da Costa Rica, as alterações podem ser dolorosas, frustrantes e caras.

Leia também: O que levar em uma mala de viagem feminina.

Vemos muito isso quando os viajantes optam por visitar mais de um destino durante a viagem. O instinto é gastar uma quantidade de tempo igual em cada destino, mas se você fizer isso, você pode acabar perdendo tempo de itinerário (o produto de se dedicar muito tempo em uma área da Costa Rica que não oferece experiências suficientes que lhe interessam) ou se vê tendo que escolher entre duas ou mais experiências que lhe interessam (o produto de dedicar muito pouco tempo a uma área da Costa Rica que oferece muitas experiências que lhe interessam), limitando sua experiência na Costa Rica em geral. Nem todos os destinos da Costa Rica são criados iguais, portanto, a quantidade de tempo que você deve gastar em cada destino também deve variar.

Também é importante observar que a abordagem de cima para baixo no planejamento de viagens para a Costa Rica pode resultar em uma viagem mais cara, especialmente no que diz respeito aos custos de transporte. Isso ocorre porque as oportunidades de aproveitar os serviços de transporte gratuitos são geralmente perdidas quando os passeios e as atividades são pesquisados ​​no final do processo de planejamento da viagem. Uma maneira de economizar dinheiro é usar passeios com transporte de cidade para se locomover pela Costa Rica. Outra maneira é selecionar acomodações que se enquadrem nas zonas de embarque e desembarque designadas pelos operadores turísticos para que você não fique preso tendo que pagar mais pelo transporte turístico de e para o seu hotel. Se você seguir a abordagem de cima para baixo para o planejamento de viagens para a Costa Rica, que considera os passeios e atividades por último, você pode não perceber a quantidade de economias monetárias relacionadas a passeios que estão disponíveis para você até que você já tenha reservado (e possivelmente pago por) serviços de transporte e hotéis.

Em contraste com a abordagem de cima para baixo, nossa abordagem de baixo para cima recomenda que você priorize passeios e atividades e planeje sua viagem na seguinte ordem:

  1. Selecione os passeios e atividades que você gostaria de participar de acordo com seus interesses (por exemplo, um passeio de rafting no rio Pacuare, um passeio a cavalo e um passeio pelo Parque Nacional Manuel Antonio).
  1. Determine se algum de seus passeios ou atividades preferidos são: a) passeios de cidade a cidade com transporte incluso (ou seja, passeios que incluem transporte gratuito entre dois destinos), b) passeios que incluem transporte gratuito de/para acomodações selecionadas (ou seja, hotéis específicos) e/ou c) passeios ou atividades que não exigem transporte de/para acomodações selecionadas porque as acomodações ficam a uma curta distância de onde o passeio/atividade ocorre. De acordo com nosso exemplo, há passeios de rafting no rio Pacuare que incluem transporte gratuito entre San Jose e La Fortuna, há passeios a cavalo que incluem transporte gratuito entre La Fortuna e Monteverde, e há hotéis adjacentes ao Parque Nacional Manuel Antonio que eliminam a necessidade de pagar o transporte de e para o parque.
  1. Selecione as acomodações nas quais você gostaria de ficar, tendo em mente que alguns hotéis se qualificam para serviços gratuitos de coleta e entrega em alguns passeios e atividades (outros hotéis não). De acordo com nosso exemplo, existem passeios de rafting no rio Pacuare que incluem um traslado gratuito no Hotel Presidente em San Jose e um drop-off gratuito no Tabacon Resort perto de La Fortuna, há passeios a cavalo que incluem uma coleta gratuita no Tabacon Resort perto de La Fortuna e uma entrega gratuita no Monteverde Villa Lodge em Monteverde, e o Hotel San Bada em Manuel Antonio fica ao lado (ou seja, a uma curta distância) do Parque Nacional Manuel Antonio.
  1. Selecione os destinos no país que você gostaria de visitar (ou seja, San Jose, La Fortuna, Monteverde e Manuel Antonio). Observe que, ao seguir nossa abordagem de baixo para cima no planejamento de viagens para a Costa Rica, essa decisão é tomada para você porque os passeios e atividades em que você decide participar determinam os destinos que você precisará visitar.

Até agora, você deve estar se perguntando se vale a pena adotar a abordagem de baixo para cima, “isso” provavelmente se referindo ao tempo e esforço extras que você acabará colocando no planejamento de sua viagem

Em caso afirmativo, deixe-nos perguntar o seguinte: “Será que sua experiência geral de viagem na Costa Rica vale a pena? ” Como a maioria dos projetos que realizamos na vida, só saímos o quanto investimos, e o planejamento da viagem para a Costa Rica não é diferente. 

Embora sua viagem provavelmente não seja um desastre se você seguir a abordagem de cima para baixo, argumentamos que você pode construir uma viagem melhor, mais econômica e em termos de tempo e custo que aprimore seus interesses e ofereça mais do que você realmente deseja experiência na Costa Rica se você seguir a abordagem de baixo para cima. 

Quer conhecer mais destinos de viagens? Entre em nosso site.

Curtiu o conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu comentário!

Iniciar chat
Fale conosco pelo whatsapp!
Olá!
Como podemos te ajudar hoje?