Viagem pelo Brasil – Destino Capitólio Postado em: Blog, Brasil, Viagem – Tags: , ,

Quem pensa que em Minas não tem mar, está redondamente enganado! Em Capitólio, a represa de Furnas presenteia a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda – uma verdadeira praia para quem está a 600 quilômetros do litoral. 

O espelho d’água da região, um dos maiores lagos artificiais do mundo, tem 1.440 km² e é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. 

A paisagem é emoldurada também por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e belas cachoeiras – a da Lagoa Azul é o cartão-postal. 

Para apreciar o conjunto, a melhor alternativa é fazer um passeio típico de um balneário: a bordo de lanchas, escunas ou chalanas, com direito a pausas para banhos refrescantes. 

O que fazer em Capitólio? 

Ao desenvolver um roteiro de viagem por Capitólio, comece com um passeio de lancha aproveitando as águas do Lago de Furnas, incluindo os maravilhosos banhos na Cachoeira Cascatinha, Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeirinha da Ilha e no Vale dos Tucanos. Depois, vá ao Mirante dos Cânions de Capitólio para ver toda a beleza do Lago de Furnas do alto, onde duas lindas cachoeiras complementam o visual mais famoso da região. 

Após concluir as etapas que levam tanta gente a Capitólio, aproveite com calma as outras quedas d’água, algumas com circuitos que rendem facilmente um excelente dia de passeio, como as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking. 

Com mais tempo, vale a pena ir também à Cachoeira do Filó, à Cachoeira Poço Dourado, à Cachoeira Fecho da Serra, à Pedreira Lagoa Azul e à grandiosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra. 

Veja também: 5 destinos românticos para viajar no Brasil

Quando viajar para Capitólio?

Capitólio é um local que pode ser visitado durante todo o ano. No entanto, fatores como clima e feriados podem influenciar bastante na experiência por lá. A região fica requisitada em datas como Ano Novo, Carnaval, Semana Santa ou qualquer outra data festiva. A boa notícia é que nessas épocas, Capitólio fica muito animada! 

Agora, se você quer mesmo é uma cachoeira tranquila e descansar em Capitólio, prefira viajar fora do período de feriados e férias escolares.

O clima também deve ser levado em conta na hora de viajar para Capitólio. No geral, os meses de verão são mais quentes, mas com mais chuva. Já o período que vai de abril a setembro costuma ter pouquíssimas chuvas e temperatura amena. Destaque para o friozinho noturno no mês de julho. Em outubro começa a primavera com dias mais quentes e pouca chuva, mas a contar de novembro o clima muda e as precipitações voltam a subir.

  • alta temporada: férias escolares e todos os feriados prolongados;
  • melhores meses para visitar:  abril, maio, agosto, setembro e outubro;
  • meses com chuvas: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março;

Como chegar a Capitólio?

Capitólio fica a 282 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro. Não possui aeroportos na região, sendo necessário percorrer ao menos um trecho por via terrestre para chegar até lá. 

A boa notícia é que o carro é o melhor jeito de se locomover e explorar as atrações próximas. Sendo assim, junte o útil ao agradável e bote o pé nas lindas estradas de Minas Gerais rumo a Capitólio. 

Vai programar sua viagem para Capitólio em Minas Gerais? Não deixe de conferir nossa Loja Online com muitas variedades de malas e acessórios para ajudar a sua viagem.