Roteiro de viagem por Minas Gerais

 Brasil é o quinto maior do mundo em território e o sexto maior quando o assunto é população. Por isso, em cada canto do nosso país há um tipo de cultura diferente, costumes diferentes e uma surpresa diferente para os viajantes.

 

Entre os mais belos lugares que o nosso País possui, o estado de Minas Gerais com certeza tem um grande destaque, já que conta com inúmeras belezas naturais, cidades históricas e um povo acolhedor, então vale a pena desbravar esse lugar. 

Sendo assim, se você pretende viajar pelo Brasil, não deixe de visitar Minas Gerais, pois é um passeio imperdível! 

Continue a leitura do artigo a seguir e conheça as principais cidades a serem visitadas e os melhores pontos turísticos de Minas Gerais, além de algumas dicas básicas para aproveitar ao máximo a sua visita ao estado. 

Por que conhecer Minas Gerais?

Por ser um dos maiores estados do Brasil, conta com uma grande diversidade geográfica e cultural. É possível perceber uma união do povo, o sotaque, os trejeitos e a arquitetura. 

Além desses mencionados, há muitas outras razões para se visitar esse belo estado, como, por exemplo: 

A culinária mineira

Ir até Minas Gerais e não provar pelo menos um dos pratos típicos da região durante a viagem é um pecado. Existem muitas opções para todos os gostos, desde feijão tropeiro e leitão à pururuca até a couve refogada, você com certeza vai comer até não aguentar mais.

 Nada melhor do que um pão de queijo no café da manhã, típico Mineiro! Mas isso você também pode comer à tarde, de noite. 

Para quem gosta de doces, o lugar é realmente um paraíso. Doces de leite caseiros, goiabadas e doces de abóbora são apenas alguns exemplos do que você pode encontrar por lá.  

O povo acolhedor de minas gerais

Um dos principais benefícios de fazer um itinerário de alguns dias por Minas Gerais é conhecer as pessoas que vivem lá. 

Os mineiros são conhecidos como um dos povos mais acolhedores do país. Não importa de onde você venha, você com certeza irá se sentir confortável durante a sua estadia.

As paisagens naturais de Minas Gerais

Nesse estado, é possível admirar seus cânions, rios, cachoeiras, serras, cavernas e muitas outras atratividades. Ou seja, uma viagem por Minas Gerais pode ser uma opção perfeita para aqueles que gostam de praticar esportes de aventura ou simplesmente aproveitar a natureza.

As cidades históricas de Minas Gerais

O estado de Minas oferece uma verdadeira aula de história ao ar livre. São muitas cidades que contam com monumentos, igrejas, casarões e ruas históricas. Cada uma dessas coisas conta um pouco da história do Brasil.

E após uma visita como essa, com certeza você sairá com a sensação de que conhece melhor o País onde vive. 

O que visitar em Minas Gerais?

Montamos um roteiro com tudo o que o estado tem de melhor para oferecer, tanto para você poder aproveitar ao máximo quanto para que tenha experiências diferentes durante a viagem.

Veja abaixo as nossas sugestões:

Dia 1 – São João Del Rei e Tiradentes

A cidade de São João Del Rei, está localizada no coração do estado e foi importantíssima durante o ciclo do ouro no Brasil, conta com casarões coloniais, museus e algumas belíssimas igrejas. 

O que fazer e ver em São João Del Rei:

  • Museu Ferroviário
  • Rua das Casas Tortas
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Catedral de Nossa Senhora do Pilar

Se o seu interesse for aproveitar mais da natureza, a cidade ainda fica do lado da Serra de São José, de onde você pode ter vistas de tirar o fôlego.

 É uma ótima opção para desviar o caminho para chegar até Tiradentes, que fica localizada a mais ou menos 30 minutos de carro de São João Del Rei. Essa, inclusive, é outra cidade de igual importância histórica e beleza. 

O que fazer e ver em Tiradentes:

  • Largo das Forras
  • Igreja Matriz de Santo Antônio
  • Chafariz de São José

Para quem gosta de aproveitar a natureza, a Cachoeira do Mangue é uma ótima opção e fica entre as duas cidades.  

Dia 2 – Ouro Preto

É uma das principais cidades do estado de Minas Gerais e fica localizada a 160 km de Tiradentes. A viagem dura aproximadamente 3 horas de carro (também existe a opção de ônibus para esse trecho).

Visitar Ouro Preto é como estar em um filme ou novela de época. Uma das principais cidades históricas do período colonial, a cidade foi por muito tempo um ponto estratégico para a economia e política do nosso país. 

É impossível não se encantar com a arquitetura única e a beleza natural que rodeia a cidade. Não é à toa que Ouro Preto é um patrimônio da UNESCO no Brasil.

O que fazer e ver em Ouro Preto:

  • Museu da Inconfidência
  • Praça Tiradentes
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Mina do Chico Rei
  • Mina de Ouro da Passagem

São muitas coisas para fazer por lá. Não deixe de aproveitar a noite da cidade passeando pela Praça Tiradentes e comendo em um restaurante típico.

Dia 3 – Ouro Preto

Faça um passeio por algumas das principais minas ao redor da cidade, pois são atrações deslumbrantes e que, ao mesmo tempo, ensinam muito sobre história. Além disso, tire um tempo para realmente apreciar a cidade, pois cada ponto traz uma visão diferente.

 Para quem deseja ficar mais tempo na cidade, uma excelente alternativa de passeio é o Parque Estadual do Itacolomi, que possui uma beleza natural incrível, além de uma enorme biodiversidade. A cidade de Mariana, que fica a cerca de 30 minutos de carro de Ouro Preto também deve ser visitada. 

Dia 4 – Belo Horizonte

Tenha em mente que Belo Horizonte é uma cidade grande e tem muito a oferecer, principalmente para quem curte um pouco mais de agito. 

Há muita coisa para se fazer, por isso separamos algumas essenciais para você conhecer melhor a cidade.

O que fazer e ver em Belo Horizonte:

  • Lagoa da Pampulha
  • Capela Curial de São Francisco de Assis
  • Parque Nacional da Serra do Cipó (por volta de 2 horas de carro de BH)
  • Praça da Liberdade
  • Museu das Minas e do Metal 
  • Mirante do Mangabeiras

Para sair um pouco do turismo mais tradicional, é válido conhecer melhor o centro da cidade, os mercados, as lojas, os restaurantes e a vida noturna. 

Sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó, se você tiver mais um tempinho em Belo Horizonte e gostar de natureza e esportes de aventura, faça um bate-volta até Santana do Riacho, um vilarejo que fica no meio do Parque Nacional da Serra do Cipó a um pouco menos de 2 horas de Belo Horizonte. 

Lá será possível explorar a região repleta de cachoeiras, riachos, cânions, e até animais típicos da região como lobos-guarás e tamanduás-bandeira. 

Dia 5 – Belo Horizonte

Uma excelente opção de passeio para quem vai ficar mais tempo em Belo Horizonte é o Instituto Inhotim, que além de conter um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil, é também considerado o maior museu ao ar livre do mundo. Portanto, é claro que a visita vale a pena.

Dias 6 e 7 – Capitólio

A cidade está localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte e isso significa que você vai levar entre 4 e 5 horas para chegar até lá. Mas acredite, a viagem vai valer a pena. Este se tornou um dos principais destinos de turistas do Brasil na última década por todas suas atrações e por ficar próximo ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

A região conta com os cânions mais famosos do Brasil e também um dos mais bonitos que você vai conhecer. A cor da água e a vista dos mirantes vão fazer com que você fique abismado com tanta beleza. 

A cidade conta com várias cachoeiras, lagoas e piscinas naturais para aproveitar e relaxar. O aumento do turismo também fez com que a infraestrutura da região melhorasse muito nos últimos anos. Por isso, não é difícil achar bons restaurantes, bares e hotéis que tornem a sua viagem muito sossegada.

Outra opção para quem quer ter um contato ainda maior com a natureza é acampar em algum dos campings que a região possui. Por exemplo, a Cachoeira Lagoa Azul na Serra da Canastra fica apenas há 30 minutos de carro de Capitólio

Esperamos que com essa dica de roteiro você consiga aproveitar muito tudo o que Minas Gerais tem de bom a oferecer!

Leia também LUGGNHAM – FEIJÃO TROPEIRO

Curtiu o conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu comentário!

Iniciar chat
Fale conosco pelo whatsapp!
Olá!
Como podemos te ajudar hoje?