7 Passos para um planejamento de viagens perfeito! Postado em: Organização, Viagem

Quando falamos em organização (assunto que amamos!), falamos também sobre o planejamento para tirar as férias do seu sonho, fazendo boas opções, comprando tudo com antecedência para evitar dores de cabeça desnecessárias e lidar com toda a parte “burocrática” da viagem!

Há quem ame cuidar dessa parte quando pensa em viajar e há quem feche os olhos e repita internamente o mantra “deixa a vida me levar, vida leva eu 😌”…

Se você pertence ao segundo grupo, este post foi feito na medida pra você, e se pertence ao primeiro grupo, vai adorar aprender mais sobre planejamento também!

Apertem os cintos e boa viajem!

Quando começamos a planejar uma viagem, geralmente já nos imaginamos dando um mergulho na piscina de borda infinita, ou fazendo aquele passeio especial, ou mesmo experimentando um prato típico da região que estamos loucos pra provar!

Mas a viagem vai muito além, é preciso pensar em todos os detalhes para evitar estresses e dores de cabeça durante o passeio, como por exemplo visto e passaporte, acomodação, moeda local e conversão, etc etc etc…

Embora tudo isso pareça um pouco assustador, garantimos que é possível sim se divertir planejando a sua próxima viagem, basta seguir algumas dicas que contaremos a seguir!

Vamos ao passo-a-passo do nosso planejamento de viagens:

1º Passo: Sozinho ou acompanhado?

Aposto que muitas vezes essa decisão acontece tão naturalmente que você nem percebe que a tomou e o quanto ela vai determinar todo o seu planejamento!

Se você optou por viajar sozinho é hora de assumir total controle da situação, tanto do planejamento da viagem em si como da questão financeira também.

Se você vai viajar com família e amigos, que tal além de dividir os gastos da viagem dividir também o planejamento? Isso com certeza tornará a tarefa menos estressante e a viagem certamente agradará a todos!

2º Passo: Defina o orçamento

Ok, sabemos que os gastos extras existem e sempre existirão, mas sabendo disso você já pode incluí-los no planejamento!

Quando definimos o orçamento, todas as suas próximas decisões se tornarão mais fáceis de serem tomadas, inclusive a data da viagem.

Se você não estiver confortável com o planejamento devido ao orçamento disponível, vale a pena segurar a ansiedade e juntar mais um pouquinho para garantir que nenhum passeio e experiência que você considera importantes fique de fora, que tal?

3º Passo: Escolha o destino

Tudo bem, geralmente quando pensamos em viajar é porque algum destino já chamou a nossa atenção, mas ser mais específico nesse momento pode te ajudar no planejamento!

Muitas vezes as pessoas tem o sonho de conhecer os EUA ou a Europa, como se este fosse um destino único, mas considerando que os EUA são formados por 50 estados e a Europa por 50 países, para onde exatamente você gostaria de ir?

Uma boa dica para te ajudar a escolher o destino é saber qual é o seu estilo de viajante, existem vários tipos, veja com qual você mais se identifica e tome sua decisão sem medo de ser feliz!

  • Viajante Gastronômico: It’s all about the good food! 🍕 Dê preferência para lugares que sejam conhecidos pela boa culinária, onde seja fácil encontrar restaurantes típicos e com preços acessíveis.
  • Viajante Consumista: “A lista de compras já está pronta!” 🛍️ Se as compras te fazem feliz, uma boa ideia é procurar lugares repletos de outlets, lojinhas e produtos diferentes do que você encontra onde você mora.
  • Viajante Aventureiro: Mochila na mão e muito contato com a natureza 🌳 Mochilão é o seu tipo de viagem? Fácil, escolha destinos que ofereçam esse tipo de turismo, com belas paisagens e estrutura para esportes específicos.
  • Viajante Relax: Viagens tranquilas, yoga e pôr do sol 🌅 Se você faz questão de viajar para relaxar, faça questão também de escolher um hotel que ofereça o conforto que você busca, bem como comodidades como spa e passeios ao ar livre.
  • Viajante Cultural: “Se tem museu e história eu to dentro!” 🖼️ Existem muitos destinos culturais para escolher recheados de história, destinos como Grécia, Egito, Alemanha e Escócia são opções que você pode curtir muito!

Dica: Veja se o destino escolhido possui a obrigatoriedade do seguro viagem, muitos destinos exigem e você pode ser barrado na porta se não tiver!

Na dúvida, o seguro viagem é sempre bem-vindo e pode te poupar muita dor de cabeça, uma vez que ele cobre não apenas a sua saúde, mas também bagagens extraviadas, orientação em caso de perda de documentos, cobertura para gestantes, assistência médica odontológica, entre outros. Vale a pena conferir as opções. 😉

4º Passo: Passagens / Transporte

Destino escolhido é hora de saber como você chegará lá.

Se o meio de transporte for carro é preciso considerar algumas coisas que precisam entrar no seu planejamento, como paradas, pedágio, e claro, gasolina.

Se a viagem for de avião, é preciso se planejar com relação aos horários e traslado aeroporto/hotel/aeroporto, lembrando sempre que a compra antecipada das passagens geralmente garante melhores tarifas, se a viagem for decidida de última hora vale uma boa pesquisa em diferentes sites e em diferentes horários para tentar conseguir os melhores preços!

Mas se a viagem incluir avião e carro alugado no destino isso também precisa constar no seu planejamento, faça a reserva com antecedência para garantir o carro e a categoria desejada, já inclua os valores de gasolina, estacionamento e outros custos no seu planejamento, incluindo limite no cartão de crédito para imprevistos como danos no carro que são cobradas pelas locadoras.

5º Passo: Acomodação

Essa escolha vai depender muito dos passos anteriores, seu orçamento e do seu estilo de viagem.

Se o orçamento estiver limitado e você for do tipo que só usa o hotel para dormir, então não perca muito tempo aqui, leve em consideração a localização e pule para o próximo passo!

Mas se você é do tipo que viaja buscando comodidades e está com o orçamento adequado, pesquise bons hotéis no destino para ter o conforto desejado, quem não ama uma banheira com vista?

Leve em conta a opinião de outros hóspedes para analisar suas opções e também a localização, um dos fatores mais importantes neste quesito, ficar em um lugar mal localizado pode ser um verdadeiro estraga prazeres. 👎🏻

6º Passo: O que fazer lá?

Planejar os passeios com antecedência trazem muitos benefícios como: evitar filas e o esgotamento de ingressos, situações que ninguém gosta de passar em uma viagem.

Sendo assim, pesquise muito sobre o seu destino e anote todos os passeios que deseja fazer, depois faça uma lista por prioridade do que você mais faz questão de fazer até os que podem ser excluídos caso falte tempo ou dinheiro, afinal nem sempre conseguimos fazer tudo o que queremos.

Ao escolher os locais que deseja visitar e as coisas que quer fazer, planeje-se com relação à logística: como você chegará até o local? O hotel oferece transfer? Você estará com carro alugado, onde irá estacionar? Quanto custa o estacionamento?

Uma dica é não encher os seus dias de programações, é legal definir alguns passeios, mas deixe também alguns dias livres para repetir passeios que gostou, ou simplesmente para andar pela cidade sem um destino específico, só para curtir o clima local!

7º Passo: Malas

Ufa, achamos que essa parte não ia chegar nunca! 🤩

Sim, essa é nossa parte favorita no planejamento da viagem, organização da mala!

Acredite, ter uma mala bem feita e organizada pode significar uma viagem muito mais tranquila e stress-free!

Aqui os viajantes também se dividem, há quem ame esse momento e há quem postergue até a hora de sair pra jogar tudo dentro da mala!

Imagine só se alguém muito bom em fazer malas pensasse em um checklist pra facilitar a sua vida nesse momento e você só precisasse baixar e ir ticando conforme vai colocando as coisas na mala? 😏 (só clicar no link!)

E tem mais, na hora de comprar sua passagem aérea você vê a diferença de preço entre passagens com bagagens extras e as que incluem apenas a bagagem de mão e fica se perguntando se você conseguiria viajar tendo a proeza de levar só uma mala de bordo?

Criamos um e-book te ensinando essa arte tão apreciada pelos viajantes de plantão, você pode baixar clicando aqui!

Bônus 8º Passo: Aproveite!!!

Sim, não esqueça desse passo, aproveite tudo, desde o planejamento!

Curta cada decisão tomada e seja flexível, às vezes as coisas não acontecem como nós planejamos, e por isso vale a pena ser precavido e estar preparado em caso de imprevistos.

Tenha um plano B para aquele passeio que você não conseguiu fazer por causa da chuva e grana extra para garantir as lembrancinhas naquela loja fofa que não aceita cartão de crédito.

E por hoje é só, esperamos que com esse passo a passo você curta mais o momento de planejar as suas viagens!

Conta pra gente nos comentários qual a parte que você mais gosta e qual menos gosta quando vai planejar a sua viagem! 👇🏻