Luggar da Semana: Tiradentes

A cidade de Tiradentes é sinônimo de muita comida boa, calmaria e vista bonita da serra de São José. Pode ser visitada como uma cidade histórica ou apreciada como um destino de serra. 

É a garantia de uma bela viagem de fim de semana prolongado — mas também pode ser o desfecho ideal de um roteiro pelas cidades históricas de Minas (onde pode ser incluído Inhotim).

Acompanhe a leitura a seguir e saiba um pouco mais sobre a cidade mineira!

Um pouco da história de Tiradentes

O pequeno centro histórico de Tiradentes, com calçamento de pedra e casas térreas branquinhas, conta muito da história do Brasil.

O ciclo do ouro explica o surgimento da vila, com o nome de Arraial Velho de Santo Antônio (posteriormente, São José do Rio das Mortes e São José del-Rei). Os Inconfidentes se reuniram aqui, mas a cidade só foi renomeada em homenagem ao maior deles em 1889, após a Proclamação da República.

No início do século passado, teve a visita dos Modernistas, que excursionaram buscando o que havia de mais essencialmente brasileiro por trás das nossas cidades coloniais. Em 1938, o traçado urbano e o conjunto arquitetônico de Tiradentes foram tombados pelo patrimônio histórico. A partir da década de 70, foram chegando os primeiros pousadeiros, iniciando um novo ciclo: chamado ciclo do turismo.

Entre os anos 80 e 90 deu-se a reinvenção de Tiradentes. A cidade se tornou um pólo gastronômico de destaque, e seus restaurantes se tornaram tão importantes quanto seu casario. Enquanto isso, o distrito de Bichinho se transformava num originalíssimo centro de artesanato, no entorno da usina de criatividade chamada Oficina de Agosto.

Quando ir a Tiradentes

Tiradentes pode ser visitada durante o ano todo. Para extrair o máximo da sua viagem, porém, siga estas dicas:

Prefira os finais de semana

É tão importante escolher os dias da semana certos quanto o mês certo para visitar.

Planeje a sua viagem para um fim de semana. A não ser em feriados, não vale a pena ir a Tiradentes numa segunda ou terça, quando muitos restaurantes e lojas fecham, e há pouco movimento à noite. Pernoitar na cidade sexta e sábado é o ideal.

Prefira a época seca: outono e inverno

O outono e o inverno são as estações mais secas na região. Em junho, junho e agosto você tem as melhores oportunidades de fazer uma viagem sem chuva: historicamente, chove menos do que 20 mm nesses meses. Maio tem 40 mm de chuva. Abril e setembro, 60 mm. Mas nada que estrague sua viagem.

Em termos de temperatura, as máximas ficam entre 20º e 24ºC, mas à noite faz frio: entre 11ºC (em julho e agosto) e 15ºC.

Aproveite os festivais

Tiradentes tem um calendário cultural bem agitado. Consulte as datas antes da sua viagem para participar ou para driblar os eventos, caso prefira aproveitar na cidade em dias mais tranquilos.

Entre os festivais que mais levam público estão o encontro de motos Bike Fest e o Festival Cultura e Gastronomia. Tiradentes conta também com eventos de jazz, fotografia e cinema.

Entre as datas religiosas, a Páscoa é a mais festejada. Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa há procissões, vigília e encenação da Via Sacra.No Carnaval, é bom saber: muitas atrações não funcionam. 

Está planejando a sua viagem para Tiradentes e precisa de malas novas para levar seus pertences? Não deixe de visitar a nossa loja online e ver nossas opções.

Curtiu o conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu comentário!

Iniciar chat
Fale conosco pelo whatsapp!
Olá!
Como podemos te ajudar hoje?