Cenote Zaci, México Postado em: Américas, México, Viagem

O México é lindo com lugares incríveis e únicos como o Cenote Zaci, formações que só encontraremos pelo México, e na península de Yucatán, que tem uma beleza única é de tirar o fôlego!

O que são Cenotes? 

Os cenotes são buracos que conectam a superfície com rios subterrâneos. Ainda que muitos possam confundi-los com uma simples lagoa, por baixo das águas há algo bem mais complexo: imagine que toda a península de Yucatán, no México, é por dentro como um enorme formigueiro, cheio de túneis que formam um grande labirinto. Agora imagine que todos estes túneis estão cheios de água, são mais de 10 mil espalhados por toda a Península de Yucatán e centenas deles são explorados turisticamente.

De uma maneira geral podemos dizer que:

  • A água é fria (bem mais que a do mar), nos dias de calor intenso pode até ser refrescante.
  • Alguns cenotes são muito profundos (há pontos com dezenas de metros de profundidade). Os cenotes disponibilizam coletes salva-vidas e snorkel para alugar.
  • Os cenotes abertos são os mais fáceis de visitar. É só chegar e cair na água.
  • Os cenotes com cavernas oferecem tours subterrâneos feitos com a companhia de um guia.
  • Por causa da preservação em muitos cenotes é necessário tomar uma ducha (fria) antes de entrar para retirar do corpo protetores solares e repelentes de insetos.

Para quem vai conhecer a cidade de Chichén Itzá, considerada umas das 7 maravilhas do mundo e uma das atrações mais visitadas do México, inclusive tendem a superlotar. Não Fica longe de Cancún (188 km), dirigir não é tão cansativo , e quem não gosta de dirigir ou não quer alugar carro, os ônibus de excursão são uma alternativa. Reserve ao menos um dia para conhecer a região, com saídas a partir da Zona Hotelera a partir das 8h e retorno no fim da tarde. De lá da para ir até até a cidade de Valladolid onde o Cenote Zaci esta apenas 2 quarteirões da praça principal, inclusive isso é uma das coisas que o torna único, o outro é que ele tem um restaurante na borda (onde você pode experimentar a culinária yucateca) o cenote Zací tem formato redondo, com cerca de 45 metros de diâmetro, e metade dele é coberto por uma gruta, sua profundidade é imensa, cerca de 30 metros nas partes mais rasas, e passa dos 100 metros na parte mais profunda, por isso é ótimo para quem gosta de saltar,  tem plataformas naturais bem alta.

O nome Zaci tem origem na antiga cidade maia de Zaci que existia no local onde hoje é Valladolid. Zaci significa gavião branco e é um dos símbolos da cidade.

Agora que esta pronto para dar seu mergulho, e de malas arrumadas se for para Cancun não deixe de conhecer a pitoresca cidade de Valladolid e o Cenote Zaci.